VSHE

Escola Superior de Economia da National Research University

A ideia da Escola nasceu na virada de 1980 para 1990, quando ficou claro que o sistema de educação econômica existente no país não atendia às exigências da nova conjuntura política e econômica. Em seguida, um grupo de professores da Faculdade de Economia da Universidade Estadual de Moscou - Evgeny Yasin, Yaroslav Kuzminov, Revold Entov, Oleg Ananin, Rustem Nureyev - após várias tentativas de introduzir os fundamentos da teoria econômica "normal" nos currículos das universidades existentes percebeu a necessidade de construir uma nova escola de economia, que desde o início seria baseada nos princípios da ciência econômica mundial. Isso significava fornecer aos alunos ferramentas para analisar e prever processos reais, ensinando-os a trabalhar com estatísticas e modelos econômicos e dando-lhes uma linguagem comum com a comunidade mundial de economistas profissionais. A atividade política na Escola é proibida. Os educadores têm o direito de tirar quaisquer conclusões, de defender os princípios socialistas, keynesianos ou liberais, desde que os seus argumentos sejam baseados na moderna análise teórica dos fatores.

 

Em 1996, a Escola Superior de Economia abriu seu primeiro campus regional em Nizhny Novgorod. No ano seguinte, os campi da Escola foram abertos em São Petersburgo e Perm.

 

A Escola tem uma tradição interessante - o CORVO:

O corvo é considerado um símbolo da Escola Superior de Economia há muitos anos. Foi inventado pela artista Anna Arenshtein, que ilustrou um novo folheto informativo sobre HSE em 1996. Agora, o corvo pode ser encontrado em qualquer produto de lembrança de HSE e também se tornou um símbolo dos prêmios anuais da universidade.

 

Em 1997, a universidade se tornou uma das primeiras universidades russas a implementar com sucesso o chamado "programa de diploma duplo" em solo russo (vários anos antes do início do processo de Bolonha).

 

A Escola Superior de Economia e uma das líderes em educação econômica do mundo, a London School of Economics (LSE), criou o International College of Economics and Finance (ICEF). A criação de cursos de bacharelado e mestrado do ICEF em nível internacional tornou-se possível graças ao apoio financeiro dos maiores bancos, empresas e instituições financeiras: VTB24, Vneshtorgbank, Sberbank. A educação nos programas do primeiro ano passou a ser ministrada em inglês, e os formandos recebem dois diplomas de uma vez.