Primeira Universidade Médica Estadual de Moscou com o nome de I.M. Sechenov

Primeira Universidade Médica Estadual de Moscou com o nome de I.M. Sechenov (Sechenov University) - a mais antiga, maior e líder universidade médica nacional - é a sucessora da Faculdade de Medicina da Imperial Moscow University (IMU), fundada em 25 de janeiro de 1755.

 

Os primeiros professores da Faculdade de Medicina da IMU eram estrangeiros, mas já em 1765 licenciados da Faculdade de Medicina da IMU S.G. Zybelin e P.D. Veniaminov, tendo recebido o título de professor extraordinário, foi reconhecido "digno de ensinar medicina e mandá-la na prática". No século XX, nossa universidade sempre manteve a posição de líder do ensino médico superior nacional. A base clínica estava em constante expansão, as clínicas eram consideradas um dos melhores centros de tratamento do país, onde dezenas de milhares de pacientes recebiam atendimento médico qualificado todos os anos. Em 2008, na sequência do resultado do concurso profissional da Rússia na nomeação "Escola Superior", o MMA leva o nome de I.M. Sechenova recebeu o prêmio principal - o Prêmio Onça de Platina.

 

20 de julho de 2010 MMA com o nome de I.M. A Sechenov State Medical University recebeu o status de universidade e foi renomeada como Primeira Universidade Médica do Estado de Moscou em homenagem a I.M. Sechenov.

 

Em 2010, o Centro Clínico foi reorganizado, o que resultou na criação dos Hospitais Clínicos Universitários. O Instituto de Pesquisa de Uronefrologia e Saúde Reprodutiva Humana foi estabelecido. Foi aberta a faculdade de educação pré-universitária. Novas especialidades foram introduzidas no processo educacional: "Biotecnologia", "Bioengenharia e Bioinformática", "Psicologia Clínica", "Pediatria", "Serviço Social", "Economia e Gestão Empresarial em Saúde". Em 2011, foi criado o Instituto de Pesquisa de Sociologia da Medicina, Economia da Saúde e Seguros de Saúde. Foi inaugurado o Instituto de Educação Profissional Continuada. Foi criado o Centro de programas educacionais inovadores "Medicina do Futuro". Com base na Primeira Universidade Médica do Estado de Moscou. I. M. Sechenov iniciou seu trabalho Centro de Voluntariado, que treinou voluntários na direção do "controle de doping" para os Jogos Olímpicos de Sochi-2014.

 

Em 2012, dentro das paredes da Primeira Universidade Estadual de Medicina de Moscou, aconteceu a primeira palestra do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, o médico australiano Barry James Marshall, com a participação do Ministro da Saúde da Federação Russa V.I. Skvortsova. O Hemocentro foi inaugurado. O Centro Clínico Universitário comemorou 115 anos desde sua fundação. Uma clínica de coloproctologia e cirurgia minimamente invasiva foi estabelecida. Foi lançado o Centro Federal de Educação Médica Eletrônica.

 

Em 2013, foi lançado o projeto de criação de “Escolas de Excelência” - cursos de formação de autores elaborados por destacados representantes do corpo docente de departamentos clínicos. O Centro para Programas de Mestrado foi estabelecido. O clube desportivo estudantil "Phoenix" iniciou o seu trabalho.

 

Em 2015, a Primeira Universidade Médica Estadual de Moscou com o nome de I. ELES. Sechenov, a única entre as universidades médicas do país, foi incluída no Projeto para Aumentar a Competitividade das Principais Universidades Russas entre os Principais Centros Científicos e Educacionais do Mundo "5-100". No mesmo ano, em setembro, a primeira filial estrangeira da Universidade foi aberta no Azerbaijão (Baku).

 

Em 2016, o Conselho Fiscal da Universidade iniciou seus trabalhos sob a presidência do Prefeito de Moscou S.S. Sobyanin. Foi criado o Centro Metodológico de Acreditação. Foi inaugurado o Centro de Reabilitação Médica. No mesmo ano, o Hospital Municipal de Moscou nº 61 passou a fazer parte do Centro Clínico, que se tornou a base do Hospital Clínico Universitário nº 4. Lá foram estabelecidas as seguintes clínicas: Clínica de Cirurgia Maxilofacial, Clínica de Terapia Docente nº 2, Clínica de Cirurgia Faculdade nº 2, Clínica de Terapia Policlínica e Clínica de Pneumologia e Medicina Respiratória. No mesmo ano, teve início a formação do Parque de Ciência e Tecnologia da Biomedicina da Universidade Sechenov. Para isso, foram criados o Instituto de Medicina Translacional e Biotecnologia, o Instituto de Medicina Personalizada e o Instituto de Medicina Regenerativa.                  

 

Em 2018, a universidade criou: o Instituto de Tecnologias e Engenharia Biônica, o Instituto de Linguística e Comunicação Intercultural, o Instituto de Educação Médica Eletrônica e o Instituto de Medicina Digital. As tradições da educação médica, estabelecidas na faculdade de medicina da IMU, são preservadas na Primeira Universidade Estadual de Medicina de Moscou em homenagem a I.M. Sechenov, que atualmente é o centro de excelência acadêmica, científica e de recursos do sistema de educação médica na Rússia. A Sechenov University, com base nas conquistas das modernas tecnologias da informação e nos novos padrões de educação do século XXI, prepara especialistas altamente qualificados.